Floriano Peixoto participa da mobilização de prefeituras gaúchas

Segunda, 28 de Setembro de 2015

Chamar a atenção dos governantes estaduais e federais para a crise enfrentada pelos municípios gaúchos com a falta de repasse de verbas. Este foi o objetivo do Movimento Do Bolo, realizado na última sexta-feira (25), em ato simultâneo em todo o Estado, reunindo mais de 300 prefeituras gaúchas. Floriano Peixoto, ao lado dos demais municípios que compõem a AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai), também parou. A ação foi organizada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul – Famurs.
Funcionários e secretários municipais, prefeitos e vices de toda região participaram do movimento, que no Alto Uruguai, foi realizado no Posto da Polícia Federal, na BR 153. Teve distribuição de materiais informativos e pronunciamentos. Ainda, durante todo o dia, a prefeitura e as secretarias não realizaram atendimento; as escolas municipais e a UBS permaneceram fechadas, estando à disposição da comunidade, apenas, o serviço de deslocamento de pacientes para hospitais da região, em caso de urgência e emergência.
Segundo o prefeito Vilson Babicz, a ideia foi apresentar à comunidade regional as dificuldades enfrentadas para pagar funcionalismo, honrar compromissos com credores e prestar serviços básicos à população, além da paralisação de muitas obras. “Estamos reduzindo gastos em todos os setores, no intuito de manter os serviços básicos e essenciais para a população. Esta mobilização é apenas o primeiro passo e, esperamos conquistar a tão falada revisão do Pacto Federativo e o aumento da fatia do bolo tributário”, assinalou. Atualmente, apenas 18 % dos recursos arrecadados com impostos retornam aos municípios, 57% ficam com a União e 25% com os Estados.