Floriano Peixoto comemora o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Segunda, 14 de Setembro de 2015

A sociedade inclusiva é aquela que respeita e valoriza a todos; acolhe e aprecia a diversidade, estimulando a participação e oferecendo oportunidades iguais a todo ser humano, com dignidade. Diante da preocupação com a inclusão dos deficientes de Floriano Peixoto, no dia 3, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e o CRAS promoveram uma palestra com a terapeuta holística Márcia Griselli.
Participaram da atividade, usuários e familiares do grupo Sempre Amigos e do Serviço de Proteção Social Básica à Domicilio. Durante sua apresentação, a psicoterapeuta Márcia Grisele destacou a necessidade pela busca do equilíbrio entre corpo e mente, e da importância do convívio social, através de estímulos naturais e do despertar da consciência sobre seu corpo. “A ideia é que todos entendam seu papel no meio em que vivem e conquistem a autonomia”, ponderou.
Na ocasião, a secretária municipal de Desenvolvimento Social Liane Ládia Karpinski comentou que a data deve ser, constantemente, lembrada “para demonstrar à comunidade a importância das pessoas com deficiência, promovendo o respeito e a valorização de cada indivíduo. Este momento de confraternização, também, serve para nós, profissionais, como um momento de reflexão e análise de novos caminhos, primando pela divulgação do processo de inclusão social, transformando o evento em um dia de socialização e trocas de experiências”, salienta Liane.
A atividade foi realizada em função do Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, comemorado no dia 21 deste mês. De acordo com a Lei Federal nº 11.133 de 2005, a data foi escolhida em função da proximidade com a primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento de reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.