Comunidade aprova Plano Municipal de Educação

Quarta, 03 de Junho de 2015

Vinte metas e cento e setenta estratégias compõem o Plano Municipal de Educação de Floriano Peixoto. O Documento foi apresentado na ultima quinta-feira pela manhã, no CRAS. Prefeito, secretários municipais, representantes do Conselho Municipal de Educação, alunos, pais, professores e comunidade estiveram no encontro. Na ocasião, a assessora pedagógica da Secretaria de Educação Verenice Lipisch apresentou a proposta final que vem sendo constituída desde julho do ano passado, com o auxílio das entidades e profissionais ligados ao setor.
O objetivo do Plano é diminuir as desigualdades educacionais, identificar as potencialidades das dinâmicas locais e promover o exercício da cidadania; atendendo a Lei nº 13.005/14 de junho de 2014, que prevê que todos os municípios elaborarem ou readéquem até este mês, seus Planos Municipais de Educação. De acordo com a Assessora Pedagógica, “um dos principais benefícios do Plano é que terá vigência para os próximos 10 anos, devendo ser executado em todo o País, de acordo com a necessidades de cada território, independente do governo que assumir nas próximas eleições. Além disso, nos próximos meses, o MEC deve abrir as inscrições para os programas de repasse de verbas do Governo Federal como, por exemplo, o PAR. Quem não tiver o Plano elaborado, não vai poder reivindicar recursos”, salienta Verenice. O próximo passo é encaminhar o documento para a Câmara de Vereadores, onde será apreciado e transformado em lei.
A mãe Nelci Vanset tem um filho de 7 anos da Escola Municipal Floriano Peixoto e outro de 17 anos, que recentemente concluiu o ensino médio, participou da audiência. Ela afirma estar animada com o Plano. “Participei da reunião para saber que oportunidades meus filhos terão de agora em diante. Eu, quando jovem, eu não tive muita chance de estudar, por isso quero garantir que eles tenham”, afirma a dona de casa.