Floriano Peixoto realiza reuniões de prestação de contas nas comunidades

Terça, 03 de Fevereiro de 2015

As comunidades do Rio Ligeiro Alto, Betiol, Rio Ligeiro Baixo, São Miguel, Jacutinga, Vanini, São João da Usina, Nossa Senhora do Rosário, Linha Frederico, e Santo Alberto foram as primeiras que receberam a equipe de governo municipal de Floriano Peixoto que está percorrendo o município e conversando com os moradores. As reuniões contam, na maioria das vezes, com a presença do prefeito, Vilson Babicz e do vice- prefeito Everaldo Salvador, além de secretários municipais.
Nos encontros é realizada a prestação de contas e apresentado um relatório dos investimentos e das despesas em 2014. O levantamento mostra que o ano fechou com um orçamento de R$ 9 milhões, dois milhões a menos do que o previsto. A Secretaria de Obras ficou com 15 % do orçamento. Mais R$ 150 mil foram investidos no tratamento de água de poços artesianos do interior, manutenção das bombas, energia elétrica para as bombas e manutenção da rede de abastecimento na cidade. São 18 poços no interior e mais 4 que abastecem a área urbana, tudo, sob a responsabilidade do Governo Municipal. O secretário de Administração José Mario Rigo diz que sem estes investimentos, tanto agricultores como moradores da cidade, teriam um custo muito maior para ter água nas torneiras. “Para equilibrar a conta, no perímetro urbano foi reajustado os valores da tarifa de água a partir da taxa a mínima: antes o governo municipal arcava com 60% e os moradores com 40% dos custos da manutenção da rede, agora esta conta foi invertida para que possamos aplicar os recursos em outros serviços. Já, no meio rural, o município é responsável pelo tratamento da água e manutenção da rede entre o poço e a caixa. Ou seja, tanto da cidade quanto no interior a prefeitura continua subsidiando grande parte do custo”, explica o Secretário.
Outro investimento que conta com a parceria entre agricultores e o governo está na Secretaria da Agricultura. Sem contar o salário dos operadores, a Patrulha Agrícola demanda um investimento anual de mais de R$ 250 mil. Combustível, lubrificantes, peças, e mão de obra para manutenção de veículos e máquinas estão dentro desta conta. Para se ter uma ideia foram 960 horas de trator esteira e 890 horas de retroescavadeira só em 2014. “Mesmo com o custo do diesel coberto pelos agricultores, os gastos com a manutenção dos equipamentos é grande. Temos ainda a preocupação de adquirir novas máquinas e equipamentos” salienta o Secretário.
A educação continua sendo o setor que mais recebe investimentos, correspondendo a 31% do orçamento, sendo que a Lei exige 25 %. Para José Mario Rigo, isso se reflete na qualidade da educação e em toda uma infraestrutura que precisa ser colocada à disposição todos os dias. Só com o transporte escolar, o município gastou R$ 500 mil reais no ano passado; e os investimentos deverão se manter neste nível com a implantação da educação em tempo integral nos próximos dois anos.
Os investimentos também são fortes na saúde e também estão acima do que a lei prevê, que é 15 % do orçamento. Em 2014, foram mais de R$ 2 milhões, pouco mais de 18 % do total arrecadado. Todo este investimento é para garantir atendimento de qualidade, dentro e fora do município. Quase a metade dos recursos são destinados a pagar médicos, clínicas, hospitais, exames e medicamentos, e como o Secretário destacou, a saúde tem aparecido em primeiro lugar nas prioridades apontadas nas reuniões. Foi assim na comunidade Evangélica da Usina, em reunião realizada na última quinta-feira . Além de conhecer os números dos investimentos municipais e escolher as prioridades, os moradores também discutiram, diretamente, com a equipe de governo as particularidades da comunidade. Um dos moradores que participou da reunião, Nédio Mazurek, diz que a saúde é fundamental. “Para mim o trabalho na saúde está ótimo e participo das reuniões para dizer que tem que continuar. Acho importante a participação da comunidade, pois assim ficamos sabendo onde os recursos estão sendo investidos e podemos dar nossa opinião”, comenta.
A cada reunião são colhidas sugestões e os problemas das comunidades são apontados e discutidos: transporte, obras, benefícios, pedidos; tudo pode ser apresentado durante os encontros. As reuniões continuam durante esta semana: no dia 3, às 14h, na comunidade do Rio do Peixe; dia 4, 14h, na comunidade de São Lourenço e às 20h30min, na Comunidade de Anita Garibaldi. As últimas reuniões estão marcadas para o dia 5, às 14h, na comunidade de Boa Esperança, e às 20h30min na comunidade Evangélica da Usina. Outras informações podem ser adquiridas na Prefeitura de Floriano Peixoto.