Notícias

Agricultores de Floriano Peixoto ampliam produção para fornecer à merenda escolar

Terça, 21 de Outubro de 2014


A Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009, determina que no mínimo 30% do valor repassado aos estados e municípios para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), seja utilizado na compra de alimentos oriundos da agricultura familiar. A aquisição dispensa o processo licitatório, desde que os preços sejam compatíveis com os praticados no mercado local e os alimentos atendam às exigências do controle de qualidade estabelecidas.
Para regulamentar este projeto em Floriano Peixoto, as Secretarias de Educação e de Agricultura realizaram reuniões junto aos agricultores familiares que fornecem alimentos para a merenda escolar. Na ocasião, foi discutida a possibilidade dos produtores que já fazem parte do programa ampliarem a diversidade de produtos, a fim de variar e qualificar a refeições das crianças. Segundo a nutricionista Patrícia Dias Corrêa é importante que os “agricultores se comprometam em produzir o suficiente para atender as demandas das duas escolas, durante o ano todo. O objetivo também é incluir a escola estadual neste projeto. Adquirindo os alimentos direto da agricultura familiar, estamos garantindo a qualidade da procedência dos alimentos”, afirma Patrícia.
A exigência mínima do programa é de 30%, mas podem ser aplicados até 100% dos recursos repassados pelo FNDE na compra da agricultura familiar. Atualmente, quatro produtores rurais e uma agroindústria fornecem alimentos para a merenda escolar. Para agricultores como à senhora Mercedes Vansovski, que pelo segundo ano revende verduras legumes e hortaliças para as Escolas, é uma garantia de renda fixa. Ela entrega mensalmente, a média de 1000 unidades de diversos produtos e faz planos para ampliar. “Estamos construindo mais uma estufa e a partir de agora vamos plantar outras variedades de produtos como melancia, melão, brócolis, pepino. Para nós, que somos em poucos na propriedade é um investimento que vale a pena”, salienta Mercedes.
Para a Secretária de Educação para Floriano Peixoto, Maritânia Montagner significa a geração de emprego e renda, fortalecimento e diversificação da economia local e a valorização dos produtores rurais além do incentivo a sustentabilidade. “Para o agricultor familiar, representa um importante canal de comercialização e geração de renda com regularidade, contribuindo para a inclusão produtiva e a geração de emprego no meio rural. Para os alunos da rede pública de ensino, é o acesso permanente a produtos de melhor qualidade”, destaca a Secretária.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto