Encontro Microrregional do Vinho reúne mais de 500 pessoas em Floriano Peixoto

Segunda, 13 de Junho de 2016

Escolher os melhores vinhos produzidos pelos agricultores da Região. Este foi o objetivo do 9º Encontro Microrregional Técnico do Vinho realizado em Floriano Peixoto, no último sábado (11). É o segundo ano que o município sedia o evento promovido pela Emater em parceria com a Prefeitura Municipal. Realizado a cada dois anos, envolve os municípios de Floriano Peixoto, Getúlio Vargas, Estação, Charrua, Ipiranga do Sul, Sertão, Erebango, e Quatro Irmãos.
A programação iniciou pela manhã, no CTG Tropeiro Velho, com a degustação de vinhos e avaliação de mais de 50 amostras inscritas no Evento. Os enólogos Thompson Didoné, da Emater de Bento Gonçalves, e Valmor Bandiera, da Choperia Ágape de Barão de Cotegipe, analisaram os exemplares avaliando os quesitos: apresentação, transparência, sabor e aroma. De acordo com Tompson, a qualidade dos vinhos apresentados pelos produtores impressionou. “Acreditamos cada vez mais no potencial produtivo da região que vem se tornando referência na produção vinícola. Por isso, eventos como este são fundamentais para o incentivo ao setor”, salientou. À tarde, a degustação foi aberta à comunidade.
Durante a noite, as atividades foram transferidas para o Ginásio Municipal de Floriano Peixoto onde aconteceram as palestras técnicas sobre “Elaboração de Vinhos”, ministrada pelo enólogo Tompson Didoné, e “Uva de Qualidade para Suco e Vinho”, com o técnico Antônio Conte. Ao término das conferências, foi servido um jantar com Porco à Paraguaia e acompanhamentos e, na sequência, realizada a premiação dos melhores produtores.
Foram premiados os três melhores produtores, em quatro categorias. Na categoria Vinho Tinto Comum: 1º LUGAR: Roberto Carteri, de Estação; 2º LUGAR: Ademir Chimento, de Sertão e o 3º LUGAR: Loenir do Amarante, de Getúlio Vargas. Na categoria Vinho Fino Tinto, teve apenas um inscrito ficando este com o primeiro lugar: Olivo Zembruski, de Getúlio Vargas. A terceira categoria avaliada foi Vinho Comum Branco: 1º LUGAR: Airton Gallina, de Getúlio Vargas; 2º LUGAR: Celestino Secco, de Charrua; e 3º LUGAR: Roberto Giaretta de Floriano Peixoto. A última categoria premiada foi Vinho Comum Branco: 1º LUGAR: Clacir Dagostini, de Sertão; 2º LUGAR: Gracelino Zanivan, de Floriano Peixoto; e 3º LUGAR: Romano Forchesatto.
Mais de 500 pessoas participaram do jantar - baile que encerrou a programação.