Escolas municipais promovem I Mostra de Trabalhos sobre Educação Ambiental

Quarta, 18 de Novembro de 2015

Consciência ambiental, cidadania e participação comunitária. Estes foram os objetivos trabalhados pelo Projeto a União Faz a Vida, desenvolvido pela Secretaria de Educação em parceria com o Sicredi, junto às escolas municipais de Floriano Peixoto. No último dia 7, a comunidade conferiu a finalização do Projeto, através de uma Mostra de Trabalhos organizada no Ginásio Municipal. Cerca de 500 pessoas estiveram presentes.
O projeto iniciou em março deste ano e teve como objetivo qualificar a educação, com foco voltado à formação ambiental dos estudantes. De acordo com a secretária de Educação Simone Fesnke Schlosser, o primeiro passo foi a formação das educadoras municipais, “a partir daí, as professoras elaboraram um cronograma de ações. Foram meses de muito trabalho, pesquisa e produção de materiais com a participação de alunos, professores e funcionários das escolas e, também, ajuda dos pais. A Mostra foi o momento para apresentar tudo o que foi desenvolvido e os avanços conquistados”, salienta.

O segundo passo foram às visitas de observação: os alunos conheceram uma usina de reciclagem, um viveiro de mudas e diversos locais do município, tanto na sede quanto no interior, descobrindo como os moradores cuidam do lixo produzido em residências e empresas; também, arrecadaram materiais recicláveis que foram transformados em obras de arte, brinquedos, painéis e lindos jardins, trabalhos estes que fizeram parte da Mostra.
Na Escola Floriano Peixoto o tema central foi o “Lixo” e seus desdobramentos: reduzir, reciclar e reutilizar. Segundo o aluno Tuyke Zorzeto do terceiro ano da escola, as atividades foram divertidas e, ao mesmo tempo, educativas. “Aprendemos muito e descobrimos que podemos utilizar diversos materiais para confeccionar brinquedos. Latas, copos, tudo pode ser reutilizado”, comentou. Além do conhecimento, a Escola foi presenteada pelo projeto com cestos de lixos lúdicos com personagens divertidos. Já, na Anita Garibaldi, foi trabalhado o “Reflorestamento”. A aluna Carine Gubert, do quinto ano, conta que foram plantadas mudas de árvores nativas no pátio da escola. “As atividades nos fizeram pensar sobre a importância de preservar as árvores e promover o replantio, pois elas equilibram o meio ambiente. E o mais legal de tudo foi que ganhamos um brinquedo parque tora, feito de madeira de reflorestamento, isso com certeza vai mudar nossos momentos de brincadeira” assinala.

Arquivo em anexo: Clique para visualizar