Floriano Peixoto oferece creche para crianças a partir de dois anos em escola municipal.

Quarta, 03 de Setembro de 2014

O atendimento começou no segundo semestre do atual ano letivo, mas para começar a atender as crianças em agosto, o trabalho da Secretaria de Educação começou há vários meses. Primeiro, foi feito um levantamento sobre o interesse dos pais em levar os seus filhos a frequentar a escola. A maioria dos novos alunos mora no interior do município, o que para a supervisora educacional da Secretaria, Dariana Pinotti, foi surpreendente: “Temos uma base agrícola e quando se começou a pensar em ofertar a creche ficamos em dúvida sobre a quantidade de alunos que teríamos. O que aconteceu é que ficamos surpresos com o interesse dos pais”, salienta.

Para receber crianças tão pequenas, a escola localizada na cidade teve que ser reformada. Os espaços foram adaptados para dar segurança e conforto para os alunos. A escola passou a ter um fraldário, um solário na parte externa, cercamento do pátio e um espaço com gramado. “Todas estes cuidados são para que a escola possa exercer a sua responsabilidade sobre os alunos”, diz a secretária de educação, Maritânia Montagner. Já na questão do transporte, a responsabilidade é compartilhada com os pais. “O município oferece o transporte, mas não tem como se comprometer sozinho com o transporte escolar por isso os pais devem acompanhar a criança durante todo o trajeto”, alerta a secretária.
Uma das novas alunas é Etiene Olga Giaretta Ostroski, uma garotinha de dois anos e quatro meses que mora no interior e que teve na escola o primeiro contato diário com pessoas da idade dela. A Viviane que é mãe da Etiene, conta que este foi o principal motivo que a levou a matricular a filha. “Ela convive apenas com pessoas adultas em casa e eu acredito que nesta idade o principal que podemos oferecer para eles é o brincar. Ter horários, rotinas, aprender a dividir.”
Para os educadores, isso afeta todo o desenvolvimento da criança e por isso eles defendem que quanto antes começar o trabalho da educação, melhores resultados poderão ser alcançados no futuro. “A gente sabe que tem que começar cedo, porque a escola oferece toda a parte pedagogia que a família não consegue proporcionar. Quando estas crianças chegarem no Ensino Fundamental estarão melhor preparadas para aprender a ler e escrever e se apropriar do conhecimento de uma forma muito mais dinâmica”, diz a pedagoga Dariana.
À frente das metas educacionais do país: O projeto de educação do município está adiantado em relação ao projeto nacional. A lei prevê que até 2016 os municípios serão obrigados a oferecer escola para crianças a partir dos 4 anos. Em Floriano Peixoto isso já acontece desde 2010. Em 2011 as escolas começaram a receber crianças de três anos nas duas escolas municipais, localizadas na sede do município e na comunidade de Anita Garibaldi. 100% das crianças de 3, 4 e 5 anos já estão sendo atendidas. O prefeito Vilson Babicz salienta que isso coloca o município no rumo da creche para crianças de todas as idades. “A gente sabe que tem esta necessidade e estamos comprometidos a oferecer toda a estrutura para a comunidade, por isso estamos investindo com recursos do próprio município para preparar as escolas para receber as crianças menores”, disse.