Teve início na segunda-feira o ano letivo nas escolas municipais em Floriano Peixoto

Terça, 24 de Fevereiro de 2015

Na segunda- feira (23) iniciou o ano letivo 2015 para os alunos da rede municipal de educação de Floriano Peixoto. As duas escolas, a Floriano Peixoto e Anita Garibaldi, foram limpas, organizadas e decoradas para receber os estudantes no primeiro dia. Pela manhã, foram recebidas as turmas de terceiro, quarto e quinto ano; e a tarde, os de Educação Infantil do Maternal I ao Segundo Ano. Com exceção das crianças de 2 anos, que passarão por um período de adaptação até 2 de março, os 128 alunos das duas escolas retornaram às salas de aula.
Para os professores o trabalho começou, ainda, na semana que passou. Na quinta- feira a Direção da Secretaria Municipal de Educação se reuniu com os professores e diretores das duas escolas municipais para um último encontro, antes do retorno das aulas. Na ocasião, foi realizado o planejamento do primeiro trimestre. Na sexta, os professores participaram de um treinamento com a empresa que cuida dos sistemas informatizados dos órgãos de governo. A partir deste ano, todos os dados das escolas e dos estudantes, como notas, frequências e relatórios, passam a ser informatizados. Durante o encontro foram repassadas informações sobre o novo sistema.
De acordo com a Diretora da Escola Municipal Floriano Peixoto, Daniese Mazurek, o trabalho realizado no ano passado serviu de experiência para melhorar o atendimento prestado aos alunos de 2 anos. “O atendimento para os pequenos foi um desafio. Para este ano, optamos por adotar um sistema de adaptação que se estenderá até o dia 2 de março. Assim, pais, alunos e professores terão maior segurança. Nesta semana, iniciam as entrevistas com as famílias para que os professores possam conhecer melhor cada novo aluno, suas preferências, gostos e principais características. Isto deverá facilitar a convivência”, salientou Daniese.
Neste ano, a Escola Anita Garibaldi estará sobre a direção da professora Riva Dávia Falcoski. Segundo ela, as ações executadas nas escolas da sede e do interior são planejadas em conjunto. “Trabalhamos para que a qualidade da educação e dos serviços prestados sejam os mesmos nos dois locais, sem distinção”, explica a Diretora.
Além dos conteúdos normais, as duas escolas contam com projetos pedagógicos. Através destes, são trabalhados temas relacionados a questões como a sociedade em transformação, globalização, modernidade e crise mundial. Para a professora da Escola Floriano Peixoto, Oremia Kalinoski, esta é uma maneira de tornar os estudantes conscientes da realidade, aliando a teoria com a prática. “Esta ação permite que a criança aprenda e adquira consciência cidadã”, comenta. Já, a professora Marisa Schell, da Escola Anita Garibaldi, destaca que nos primeiros meses do ano serão trabalhados temas voltados ao meio ambiente, “vamos repassar informações sobre os cuidados com a natureza, a economia dos recursos naturais e a noção de gastos para realizar serviços relacionados a recuperação do meio ambiente, sempre interagindo com as disciplinas do currículo”, enfatizou.
No encontro que antecedeu o início do ano letivo, os professores também responderam um questionário sobre os desafios para o ano, formas de contribuição para o êxito do ano e, também, a opinião dos professores sobre a realidade educacional do município. Eles também sugeriram assuntos a serem trabalhados nos cursos de formação continuada, realizados ao longo do ano. As sugestões colhidas com os professores são a base para definir a programação dos cursos e fornecer subsídios para o governo, a fim de elaborar políticas públicas voltadas à educação a nível nacional.