Notícias

Floriano Peixoto promove I Festival Infantil de Karatê de Projetos Sociais

Terça, 29 de Setembro de 2015

Mais de 100 atletas subiram no tatame, nesta terça-feira (29), para mostrar o que sabem sobre a milenar arte do Karatê-Do. Eles participaram do I Festival Infantil de Karatê de Projetos Sociais, organizado pela a IDS Esportes através do Projeto de incentivo ao Karatê-Do, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social de Floriano Peixoto. O evento, realizado no Ginásio Esportivo de Floriano Peixoto, reuniu crianças de cinco municípios da microrregião oriundos dos projetos AABB Comunidade/ Prefeitura de Marau, do CRAS de Erebango, do CIR e da Associação Esportiva de Getúlio Vargas, do CRAS de Estação e do CRAS do município anfitrião.
Na solenidade de abertura, estiveram presentes a secretária de Desenvolvimento Social Liane Karpinski, a coordenadora do CRAS Daniele Gutoski Webber, o sensei Ivonir da Silva, a secretária de Educação Maritânia Montagner, o secretário de Saúde Márcio Castanha, o secretário de Agricultura Darcilo Levinski e o secretário de Obras Sadi Polito. Os árbitros que avaliaram os competidores durante o Festival foram os senseis Pedro Barato, Juarez da Silva, Juliano dos Santos, Fabrício Konig e Marcelo Miorelli.
De acordo com o sensei Ivonir da Silva, idealizador do Festival, o Karatê traz enormes benefícios para o corpo, mente e espírito, “faz bem para o coração, fortalece os músculos e ossos, cria resistência, desenvolve a coordenação motora e visual, tornando o atleta menos suscetível a ferimentos e doenças. Além disso, auxilia no desenvolvimento da disciplina, paciência, perseverança e compreensão, promovendo o convívio e o bem estar social e familiar”, explicou. Segundo ele, que desenvolveu um projeto de pesquisa voltado ao estudo dos benefícios da arte marcial, as melhoras são visíveis. “Em conversa com as professoras das escolas, 62% dos alunos que fazem parte dos projetos apresentaram melhoras nas notas, e 69 %, na disciplina em sala de aula. São números que devem ser considerados, principalmente, quando falamos de crianças com problemas familiares. A realização deste Festival é a culminância de um trabalho que tem sido desenvolvido há 5 anos. Ver a evolução destas crianças é recompensador”, salientou.
A atividade foi realizada durante todo o dia, e ao término, cada competidor recebeu uma medalha de participação.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto