Dia do Agricultor é comemorado com festa em Floriano Peixoto

Terça, 29 de Julho de 2014

Mais de 500 agricultores participaram da festa realizada na ultima sexta- feira, feriado municipal em comemoração ao Dia do Agricultor. O salão da comunidade de Linha Betiol recebeu visitantes de todas as comunidades e autoridades de Floriano Peixoto e de outros municípios. Depois da abertura feita pelo coordenador geral do Sutraf Alto Uruguai, Adilso Baroni, foi realizada uma celebração ecumênica. Depois do almoço, houve sorteio de brindes, matinê e sorteio de rifa.
Um dos momentos mais importantes do encontro foi o repasse de recursos para 9 agricultores que integram o Programa de Melhoria da Produção de Leite de Floriano Peixoto. Eles receberam a restituição do dinheiro gasto com a implantação de pastagens. Uma das agricultoras que integra o Programa, Natalia Farinon, produz leite há mais de dez anos, mas recentemente fez investimentos para qualificar a atividade: comprou ordenhaderia, resfriador de expansão, melhorou a pastagem e está melhorando a genética dos animais. Natalia disse que está investindo no leite para melhorar a renda da família. “O dinheiro do leite é o que paga as contas mensais, que permite que a gente compre uma tv nova, uma roupa que viu na loja, sem ter que esperar um ano pelo dinheiro da safra, que muitas vezes só dá para pagar o investimento”.
O chefe do escritório da Emater de Floriano Peixoto, Alencar Balestrim, fez uma analise da produção de leite em comparação com as outras atividades e disse que o leite é o mais indicado para agricultores como os que produzem em Floriano Peixoto. “As condições topográficas do município indicam que o cultivo de soja e milho será inviabilizado no futuro e as saídas para os agricultores familiares são a fruticultura, o leite, os hortigranjeiros e a agroindústria”, destacou. Segundo o técnico, os investimentos que estão sendo feitos poderão transformar estas atividades na principal renda das propriedades. “Em termos de irrigação de pastagens e de uva, o município está ser tornando referência. Já são 14 projetos implantados”, informou.
O prefeito Vilson Babicz falou sobre os investimentos municipais na agricultura e destacou os programas de incentivo, os investimentos em saúde, educação, abastecimento de água e infraestrutura. “Muitas vezes as pessoas podem se perguntar por que investimos tanto nestas áreas, é porque a agricultura é a indústria de Floriano Peixoto e temos que dar suporte para os agricultores para que as famílias tenham qualidade de vida, renda e perspectivas no meio rural”, salientou o prefeito.