Alunos reciclam “Lixo” e transformam o ambiente escolar

Terça, 25 de Agosto de 2015

Em busca da consciência ecológica junto à comunidade escolar, nesta semana, a Escola Municipal Floriano Peixoto deu mais um passo importante em direção à mudança de hábitos e a educação ambiental. A instituição finalizou mais uma etapa do Projeto Lixo, realizado através do programa a União Faz a Vida, em parceria com o Sicredi.
De acordo com a professora Miriam Mrocskoski Zorzetto, toda a escola foi envolvida: alunos, professores, pais e funcionários. “Cada turma recebeu um desafio, recriar novos objetos a partir de materiais recicláveis. Uma maneira divertida de aprender a regra dos 3 R’s: reduzir, reutilizar e reciclar”, destaca. Os alunos até o terceiro ano foram desafiados a criar, com o auxílio dos familiares, réplicas dos seus brinquedos favoritos; o quarto ano, orientado a produzir maquetes que ilustram a moradia e as propriedades em que residem; e os alunos de quinto ano, a elaborar ornamentos para a revitalização do pátio e jardim da escola.
Após muito trabalho de pesquisa, os alunos colocaram a imaginação para funcionar. Para a aluna Nicole Carmen Vitalli, do 3º ano, além de aprender a preservar o meio ambiente, o mais importante foi realizar o trabalho em parceria com a família. “Eu fiz um conjunto de chá com a ajuda da minha mãe. Ela adorou a ideia e ainda aprendeu várias coisas que não sabia sobre reciclagem”, comenta. Já, a aluna do quinto ano Amanda Peruzzolo conta satisfeita que a iniciativa também foi um sucesso em casa, “minha vó quer fazer uma jardim em casa, igual ao que fizemos na escola”, explica.
Segundo a professora Denise Tansini, “para evitar que alguma criança se machucasse, a montagem final foi feita por funcionários da escola e da Secretaria de Obras. Ficou tudo lindo”, assinala. As criações de pais e filhos podem ser conferidas nos corredores, no pátio e nos jardins da escola.