Secretaria de Assistência Social de Floriano Peixoto reúne atendidos pelo CRAS.

Segunda, 14 de Julho de 2014

Integrantes de quatro programas desenvolvidos pelo Centro de Referência em Assistência Social de Floriano Peixoto participaram do encerramento das atividades do primeiro semestre. Eles receberam as camisetas do projeto que fazem parte, assistiram a apresentações artísticas de pessoas da própria comunidade, degustaram um lanche especial, participaram do baile e assistiram a uma palestra com a professora Marli Senger, consultora do Sebrae. Ela falou sobre a felicidade e a vida, ressaltando que “é possível ser feliz mesmo estando triste, porque a felicidade é a forma como cada um escolhe viver”.
O serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, prestado pela Secretaria de Assistência Social através do CRAS, atende quatro grupos de pessoas: crianças de zero a seis anos e seus pais, os idosos, os deficientes e as crianças de sete a doze anos.
O Projeto Brincando e Aprendendo reúne 32 crianças e 32 pais. Consiste em encontros de uma hora e meia, onde as crianças e os pais tem apoio de profissionais. Através de brincadeiras se procura estreitar os laços entre pais e filhos. Para as crianças maiores de seis anos, o CRAS oferece aulas de karatê. Em encontros semanais, 43 crianças tem acesso a um esporte que tem como princípios o respeito e a formação de atitudes e valores. O projeto é coordenado pelo professor Ivonir da Silva, faixa preta, professor de educação física e faz Pós-graduação em fisiologia do esporte, que considera o karatê “ um esporte que beneficia o aluno em todos os aspectos da vida”.
Os idosos se encontram uma vez por mês e os deficientes que fazem parte do Grupo Sempre Amigos, tem encontros semanais. Com o apoio de uma professora graduada em Pedagogia, com Especialização em Psicopedagogia e Especialização para atendimento aos Deficientes Mentais são desenvolvidas atividades de apoio pedagógico concreto e lúdico, educativas, informativas, comemorativas, recreativas, de inclusão; educação física; artesanato e passeios.