Agricultura e Meio Ambiente promovem Campanha de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos

Sexta, 19 de Junho de 2015

De 29 de junho a 10 de julho, nas sedes das comunidades, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Floriano Peixoto promove a Campanha Municipal de Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicos. O objetivo é promover a conscientização da comunidade para o risco que este material, atirado livremente na natureza, pode trazer.
De acordo com a Lei Federal no. 9.974 de junho de 2000, as embalagens vazias de agrotóxicos devem ser lavadas e devolvidas no local em que o produto foi adquirido, sendo esta condição de inteira responsabilidade do agricultor. Porém, a lei não vem sendo seguida nem por moradores e nem pela a maioria das empresas. Diante disto, o Departamento de Meio Ambiente decidiu tomar partido nesta campanha. “Mediante da grande quantidade de materiais que está espalhado pelo município, contaminando o meio ambiente e colocando em risco a vida dos moradores resolvemos criar a campanha”, destaca Diego Bonella, responsável pelo Departamento.
De acordo com Bonella, a destinação correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana e do meio ambiente e possibilita a economia de produto resultante da lavagem das embalagens. “Além disso, se lavadas adequadamente, as embalagens vazias podem ser recicladas”, enfatiza. As embalagens de agrotóxicos devem ser lavada por três vezes, antes do descarte. Para fazer a tríplice lavagem o produtor deve: esvaziar o conteúdo da embalagem no tanque do pulverizador; adicionar água limpa à embalagem até ¼ de seu volume; tampar bem a embalagem e agitar bem; despejar a água da lavagem dentro do pulverizador; e inutilizar a embalagem plástica ou metálica perfurando o fundo.
Ainda, o agricultor deve preparar as embalagens para realizar a devolução na unidade de recebimento que será instalada junto a Secretaria de Agricultura. Cada tipo de embalagem deve ter um tratamento específico: as embalagens flexíveis devem ser esvaziadas, completamente, na ocasião do uso e guardadas dentro de uma embalagem de resgate fechada e identificada; as rígidas devem ser tampadas e acondicionadas de preferência na própria caixa de embarque; e as secundárias armazenadas separadamente das embalagens contaminadas, podendo ser utilizadas para acondicionar as embalagens rígidas.
Durante o período da Campanha, uma equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Floriano Peixoto vai percorrer as comunidades do interior recolhendo as embalagens, conforme calendário a seguir:

CRONOGRAMA DE RECOLHIMENTO DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

• 29/06/2015 (segunda-feira)