Sociólogo fala da importância do trabalho de Assistência Social em Floriano Peixoto

Sexta, 19 de Junho de 2015

Na última terça-feira foi realizada a 7ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento foi organizado pelo COMAS - Conselho Municipal de Assistência Social e a Secretaria de Desenvolvimento Social e o Cras de Floriano Peixoto. Durante o encontro foram debatidos temas com o objetivo de consolidar o SUAS de vez, rumo a 2026. O evento iniciou com uma conferência com o sociólogo de Porto Alegre Luís Roberto Moller que falou da importância do trabalho realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social no Município.
Segundo Luís Roberto a comunidade deve conhecer profundamente o trabalho da Assistência Social e quebrar o estigma de que os serviços são destinados apenas às famílias carentes. “O SUAS – Serviço Único de Assistência Social é destinado a proteção da família e não um centralizador e divisor de benefícios públicos. Um grande trabalho de integração e promoção social é realizado através de projetos que atendem grupos de diversas faixas etárias, além do atendimento psicológico e de triagem que é feito em parceria com a integração das secretarias de Saúde e Educação. São iniciativas preventivas que ajudam a equilibrar o ambiente familiar”, salienta Moller.
Após a conferência, divididos em grupo de trabalho, a comunidade pode opinar sobre propostas e novas diretrizes, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais dos usuários. Foram discutidas e avaliadas as ações governamentais em vigor e elencadas as prioridades políticas que representam os usuários, trabalhadores e as entidades de assistência social e que devem ser priorizadas nos próximos 10 anos. As sugestões levantadas durante o encontro serão levadas para as Conferências Estadual e Federal , nos próximos meses, a fim de se definir uma política nacional para a área.