Notícias

Cras e Emater promovem curso de Jardinagem no interior

Terça, 28 de Abril de 2015


Quem chega na comunidade de São Miguel, interior de Floriano Peixoto, logo na entrada percebe que o local está mais bonito. Os arredores da Gruta, do Salão Paroquial, da Igreja e do Cemitério, foram limpos e receberam novas flores, folhagens, arbustos e árvores. O trabalho é resultado de um curso de Jardinagem promovido pelo Cras e a Emater de Floriano Peixoto, em parceria com o Senar, na última semana.
Nas quarta, quinta e sexta-feira, cerca de 20 moradores da comunidade participaram do curso que visa promover o embelezamento e a valorização dos espaços comunitários. Primeiramente, eles acompanharam uma aula teórica, onde receberam da Instrutora de Jardinagem e Paisagismo do Senar Jucelaine Vanin, informações sobre plantio, manejo, manutenção e escolha de espécies (conforme época de plantio e estação), priorizando o uso de plantas resistentes e permanentes, levando em consideração a questão da sustentabilidade.
“A proposta é que eles levem esta motivação, também, para as propriedades e residências, melhorando o lugar onde vivem”, explica Jucelaine. Para a instrutora, o cuidado com os jardins também tem fundamental importância no desenvolvimento econômico do interior, “existem várias cidades no Rio Grande do Sul que investem no turismo rural, como por exemplo, Gramado, Canela, Tenente Portela e Ipiranga do Sul; com roteiros turísticos de jardim rurais que valorizam inclusive o entorno das agroindústrias”, comenta.
Homens e mulheres participaram do curso que promoveu a integração e a socialização entre os moradores. Para a agricultora Marli Bonella foi um momento de troca de ideias e novos conhecimentos. “Muitas vezes, por falta de informação, a gente plantava de qualquer jeito e as plantas acabavam morrendo ou o jardim não ficava tão bonito. Assim, aprendemos a cuidar dos ambientes. Era um curso que esperávamos, há tempos, para transformar nossa comunidade num local mais prazeroso de ser visitado”, afirma a moradora. Ao final do curso, os participantes se comprometeram a dar continuidade à preservação dos jardins.
Este é o primeiro de três cursos que serão desenvolvidos durante o ano em Floriano Peixoto. Em agosto o curso de Jardinagem acontece na sede e, em outubro, será organizado um curso de Processamento de Frutas, Sucos e Compotas.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto