Floriano Peixoto firma parceria com o Sicredi e qualifica educação no município

Segunda, 23 de Março de 2015

Na última quarta-feira (18), educadoras de Floriano Peixoto participaram da primeira etapa do curso de formação do Programa “A União Faz a Vida”.
A atividade, realizada na Escola Municipal Floriano Peixoto, contou com a presença de professoras, diretoras, coordenadoras e profissionais da Secretaria Municipal de Educação. O programa é uma parceria entre a Secretaria e o sistema cooperativo Sicredi.
A formação foi ministrada pelo professor Ivan Carlos Bagnara, assessor pedagógico da IDEAU, entidade também parceira do projeto. O objetivo da formação é capacitar gestores e professores para executarem e acompanharem os projetos que serão realizados nas duas escolas municipais Anita Garibaldi e Floriano Peixoto, ao longo do ano. De acordo com o Professor o programa visa promover práticas de educação com foco nos princípios da cooperação e cidadania. “A metodologia pedagógica que guia o programa são os projetos executados a partir da expedição investigativa. A proposta é construir o conhecimento através da curiosidade dos próprios alunos articulado pelo educador”, afirma Bagnara.
Os professores são estimulados a analisar o currículo da turma, escolher temas e formular perguntas para que os alunos investiguem em um território próximo à escola que, posteriormente, compartilham suas descobertas e avaliam o conhecimento adquirido e questionam novas possibilidades. Segundo a professora Rosmari Casanova, do Maternal I da Escola Floriano Peixoto o curso proporcionou um novo olhar sobre a educação: “ vimos uma metodologia que vai além do que conhecemos, é muito interessante”, comenta. Já, para Nilza Metzger, professora de 1º, 2º e 5º ano da Escola Anita Garibaldi, o que mais chamou a atenção foi se retomar algumas práticas pedagógicas que eram utilizadas antigamente. “Há uns dez anos, nós trabalhávamos com uma metodologia semelhante, contando com a participação dos estudantes que interagiam muito mais em sala de aula. Hoje retomamos algumas técnicas e conhecemos novas práticas para a construção do currículo. Achei fantástico”, afirma a professora.
Uma segunda etapa do curso acontece nesta quarta-feira.