Vinte e cinco jovens participam da primeira aula de teatro em Floriano Peixoto

Segunda, 09 de Março de 2015

Estimular a criatividade e aprimorar o desenvolvimento humano, este é o objetivo do projeto pioneiro de Teatro desenvolvido pelo CRAS (Centro de Referência e Assistência Social) de Floriano Peixoto. A primeira aula do curso aconteceu na quarta-feira e reuniu 25 adolescentes e jovens, entre 14 a 17 anos, cadastrados nos programas sociais desenvolvidos pelo município, ou que tem algum tipo de acompanhamento do CRAS. Até então, os programas sociais desenvolvidos através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, atendiam crianças de 0 a 6 anos, de 7 aos 13 anos ( no Karate-dô), o grupo da terceira idade, e o grupo de pessoas com deficiência. Esta era a única faixa etária que ainda não era contemplada.
De acordo com o professor responsável pela oficina, Adriano Massaro, da Escola Ilarion de Erechim, a ideia é desenvolver a coordenação motora, a sensibilidade emocional, dentre outros aspectos que levarão pela vida inteira. “Não pretendemos formar atores, queremos desafiar os jovens a enfrentar seus medos, a falar em público, interagir com as outras pessoas, se tornarem participativos e ativos na sociedade, os dias de hoje pedem isso”, destaca o professor.
Ao todo, serão seis meses de curso, dois meses de estudo e quatro de ensaio e montagem de espetáculo que será apresentado à comunidade. As aulas serão realizadas uma vez por semana, na quarta-feira à tarde, nas dependências do CRAS. A aluna Kauany Carla Cezne Karpinski, de 14 anos, aprovou a iniciativa. “Já, no primeiro dia, aprendemos tanta coisa nova, maneiras diferentes de agir, descobrimos que não precisamos ser iguais aos outros, que podemos ser autênticos”, afirma Kauany. Para a colega Laura Correa Borges, de 12 anos, as atividades do primeiro dia “despertaram um novo olhar sobre o mundo. Foi algo muito além do que eu esperava, totalmente novo e acredito que quem puder deve participar. Com certeza vou aprender muito”, afirma a estudante.
A Prefeitura disponibiliza transporte para os estudantes. Os adolescentes que estudam pela manhã ficam na sede e almoçam na Escola Campos Sales e participam do curso, à tarde. Ao término do curso será entregue um certificado de formação para os participantes.