Floriano Peixoto começa a elaborar o Plano Municipal de Educação.

Segunda, 06 de Outubro de 2014

É um projeto que vai virar lei e que vai definir as ações da educação para os próximos 10 anos.

Estudantes, professores, pais, vereadores, o prefeito Vilson Babicz, secretários e a equipe da secretaria da educação participaram da conferência, realizada na última quinta- feira, 2. Tudo o que vai ser elaborado para ser aplicado no município vai estar de acordo com o novo plano nacional de educação, que traçou 20 metas para serem atingidas até 2024 na educação brasileira. As metas estão relacionadas com a oferta de educação infantil e de creches; com a implantação do ensino fundamental de nove anos em todas as escolas; com a garantia de matrícula de pelo menos 85% dos alunos em idade de frequentar o ensino médio; com a inclusão de todos os alunos com deficiência nas escolas; com a alfabetização de todas as crianças até, no máximo, os oito anos. O plano prevê, ainda, que metade das escolas públicas de educação básica terá que ter ensino em tempo integral, com o aluno o dia todo na escola. Também tem o objetivo de elevar a escolaridade dos brasileiros, erradicar o analfabetismo até 2020, duplicar as matrículas de educação profissional técnica de nível médio e levar a educação em nível superior para 50% dos brasileiros. Em termos de investimentos, o Plano Nacional de Educação prevê o aumento progressivo dos recursos até atingir 7% do produto interno bruto do país.
O prazo para se atingir todas estas metas é de dez anos, mas alguns objetivos devem ser alcançados já no ano que vem e nos anos seguintes. A assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Verenice Lipsh disse que em Floriano Peixoto, algumas das metas já estão sendo atingidas agora. “Na Educação Infantil, o município já está atendendo 50% das crianças de 3 anos e 100% das crianças de 4 e 5 anos. E relação à formação e valorização do professor, o município já tem políticas de formação e paga o piso nacional aos professores, além de outros incentivos”. A terceira meta que já é atingida está relacionada à qualidade na educação: o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Floriano Peixoto é 6.0 nas escolas municipais, acima do que prevê a média nacional.
Na conferencia foi apresentada a comissão municipal de educação. Ela é integrada por representantes da Secretaria de Educação, do governo municipal, da Câmara de Vereadores, dos conselhos do Fundo Nacional de Educação, da Alimentação Escolar e Tutelar, a direção das escolas municipais e da escola estadual, professores estaduais e municipais, estudantes, Secretaria de Desenvolvimento Social e Emater. Este grupo tem a incumbência de elaborar o plano municipal de educação.
“Ele será composto de grandes metas e estratégias”, salienta a assessora. A comissão vai trabalhar para até maio do ano que vem enviar o plano à Câmara de Vereadores. “O Plano tem força de lei, independente do governante. É a garantia de que todo este processo que está acontecendo agora será realmente efetivado”, finalizou.
Todas estas possibilidades de mudanças deixam os educadores otimistas. A assessora da Secretaria de educação disse que acredita que o Plano Nacional e os planos municipais podem elevar a qualidade da educação. E entre os estudantes já há os que querem acompanhar bem de perto estas transformações. É o caso da estudante Leticia Bonela que participou da conferência. Ela esta no terceiro ano do Ensino Médio e vai ser professora. “A educação pública é essencial para a população”, analisou.