Notícias

Floriano Peixoto promove palestra sobre Violência Doméstica contra a Mulher

Segunda, 25 de Abril de 2016


Apesar de ser crime e uma grave violação de direitos humanos, a violência contra a mulher segue vitimando milhares de brasileiras, diariamente. Dados alarmantes preocupam, também, as autoridades regionais. Por isso, com o objetivo de discutir o tema junto aos moradores, na última segunda-feira (18), o CRAS de Floriano Peixoto promoveu uma palestra com foco no Combate à Violência Doméstica contra a Mulher.
Cerca de 200 pessoas participaram do encontro que reuniu, especialmente, mulheres e adolescentes, mas que também contou com a presença de alguns homens da comunidade. Estiveram presentes, a juíza de direito da Comarca de Getúlio Vargas, Mariana Bezerra Salamé e o Delegado da Policia Civil Jorge Fracraro da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, além do Tenente da Brigada Militar Zanoni e o soldado Márcio Fernandes.
Na ocasião, a Juíza Mariana Salamé falou sobre os direitos que estão previstos na Lei Maria da Penha e os principais casos que chegam até a Comarca de Getúlio Vargas. Segundo ela, apesar de terem conhecimento, a maioria das mulheres desconhece os detalhes da Lei e por medo se calam. “Precisamos trabalhar o coletivo, mas, especialmente, a mente delas, através dos trabalhos do CRAS e do Conselho Tutelar. Instruí-las para que deixem de lado o medo e reajam, dando fim a esta cultura machista que destrói famílias e vitima mulheres”, destacou.
De acordo com o Delegado Jorge Fracraro, o grande número de casos de violência contra mulheres, registrados nos municípios de Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul, Getúlio Vargas e Estação, que fazem parte de sua jurisdição, é preocupante. “São cerca de 10 a 15 casos, por semana e a primeira dificuldade que estas mulheres enfrentam é romper este círculo em que, muitas vezes, elas se penitenciam como merecedoras desta violência. Por isso, o acompanhamento da família e da comunidade é tão importante. Somos responsáveis pela segurança delas, então, se a comunidade tem conhecimento de algum caso de violência ou abuso contra a mulher, também, é dever desta informar à Delegacia”, explicou.
Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular e Instituto Patrícia Galvão, 98% dos brasileiros tem conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e 86% acham que as mulheres passaram a denunciar mais os casos de violência doméstica após a Lei.

Fonte: Assessoria de Imprensa de Floriano Peixoto