Aprovado projeto que subsidia transporte de estudantes de ensino superior e técnico

Terça, 08 de Março de 2016

No fim de fevereiro, a Câmara de Vereadores de Floriano Peixoto aprovou o Projeto de Lei nº 009/2016, de autoria do Executivo Municipal, que formalizou o Termo Simplificado de Convênio com a Associação dos Estudantes do Município. Através do termo, o Governo Municipal está autorizado a contribuir financeiramente com a Entidade, que viabiliza o transporte para alunos de ensino superior e técnico para fora do município.
Até o ano passado, o transporte era totalmente terceirizado e a Prefeitura apenas repassava o valor de R$ 4 mil para a Associação cobrir os gastos, que segundo a entidade, estavam se tornando cada vez mais oneroso para os alunos. Após inúmeras negociações entre o poder municipal e a Associação uma nova medida foi adotada: a Secretaria de Educação de Floriano Peixoto fará o transporte dos alunos até Getúlio Vargas, com veículo próprio; já o transporte de Getúlio aos demais municípios, será terceirizado, contando com uma ajuda de custo R$ 1800,00 por parte da Prefeitura.
De acordo com o secretário de Administração José Mario Rigo, de Floriano a Getúlio Vargas serão realizadas, diariamente, duas viagens de ida, a primeira para levar os alunos que viajam para Sertão, Passo Fundo e Erechim, e em seguida, para os que estudam em Getúlio, o que reduzirá muito os gastos da entidade. O Secretário explica que o município teria como responsabilidade manter apenas o transporte de alunos para as escolas do município, “porém com o objetivo de manter os jovens de Floriano Peixoto aqui, resolvemos oferecer um subsídio maior do que vinha sendo praticado até então. O mais importante é que as decisões foram tomadas pelos integrantes da Associação, com grande participação dos usuários do serviço, contando apenas com o suporte financeiro do Governo”, explica.
Com a nova medida, os estudantes irão economizar metade do custo que tinham até 2015. Por exemplo, quem pagava R$ 115,00, agora vai pagar apenas R$ 50,00, na Tesouraria do Município. O projeto entra em vigor ainda neste mês.